Marketing Digital com Google Meu Negócio
Marketing Digital com Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de SEO e Marketing Digital para negócios locais. Com ele é possível ser encontrado facilmente na pesquisa do Google e no Google Maps, além de contar com uma série de funcionalidades que agregam muito valor à presença digital da sua empresa. Neste webinar apresentamos de forma detalhada como criar ou atualizar seu perfil no Google Meu Negócio, para que ele seja um dos principais canais de digitais da sua marca. Esse Webinar foi apresentado por Odo Reginatto dos Santos - Consultor de Negócios da Agência Upside Inteligência Digital. Download do material apresentado no vídeo: http://news.agenciaupside.com/webinar...
boa tarde pessoal meu nome é caroline faz parte da equipe da dinamize é hoje a gente vai ter um evento especial com o outro da agência o side nosso parceiro e da dinâmica na oficial da dinamize e ele vai apresentar aqui pra gente hoje um pouco mais sobre o google meu negócio né então acredito que como como eu tenho várias dúvidas sobre vocês também devem ter várias dúvidas de dessa mídia do que ela pode nos proporcionar o que a gente pode fazer com ela é o outro então vai apresentar junto com a
gente boa tarde a todos que estão acompanhando junto com a gente e agradeço a ele pelo tempo e pela disponibilidade de vocês vamos falar um pouquinho não sobre google meu negócio é a carol me falou que teve uma aceitação bem interessante muitas pessoas que procuraram saber mais sobre o google no negócio eu só vou pedir um pouquinho de paciência de vocês porque peça esse formato de web um pouquinho novo pra mim eu vou tentar e acompanhando as perguntas se possível vou respondendo à me dida que a
gente por evoluindo em relação à apresentação caso contrário a gente vai retomar as perguntas no final da i ta certo vamos lá me apresentando então rapidinho pra vocês eu sou empreendedor digital diretor de marketing na agência e side eu sou formado em design pela ulbra fmb de gestão de projetos em marketing vendas e também sou especialista no google adsense do google analytics a gente trabalha há já bastante tempo também com o google meu negócio é por isso que eu sugeri esse tema acho que é um
tema bem interessante uma ferramenta que com certeza pode auxiliar muito no crescimento no sucesso das empresas tanto a nível local quanto no contexto global sobre marketing digital só pra gente fazer um alinhamento nível de conceito tá então marketing digital um conjunto de ações para promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais só pra gente balizar eu gosto bastante também desse conceito cunhado pelo pessoal da rua contente que o marketing digital um conjunto de atividades que uma
empresa ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios criar relacionamentos desenvolver uma identidade de marca nesse sentido de atrair novos negócios e criar relacionamento que eu vejo o google é um negócio como uma grande ferramenta justamente por isso por ele gerar muita informação e gerar credibilidade para as marcas e por que investir em marketing digital é uma tela que o que eu costumo utilizar em apresentações são mais com pletos que vão social media fórum de mídia paga
à une envolve um investimento de recursos financeiros que não é o caso do google meu negócio é totalmente gratuito mas acho que vale a metáfora né do orçamento que diz que metade do dinheiro gasto com publicidade desperdiçado o problema é que eu não sei qual metade então ele continua aí a gente continuou lá até hoje investindo no nosso tempo investir no nosso dinheiro com publicidade com uma área que tinha muitas vezes a gente não sabe qual o qual as ações ou quais os investimentos que realmente
estão trazendo resultados para nossa empresa então eu acredito que o google no negócio é se um desses investimentos que trazem retorno e vou tentar mostrar pra vocês ao longo dessa apresentação por que investir em marketing digital não é seguindo pela comunicação interativa nem possibilita uma comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil e muitas vezes em tempo real tem um alcance global pode impactar pessoas em qualquer lugar do mundo desde que elas possam pesquisar pelo produto ou
serviço que você oferece e também tem a questão da segmentação na então a gente tem muito dado muita informação e é possível fazer investimentos extremamente direcionados para o seu público apresentando o funil de marketing digital só pra analisar também essas informações que são de uso comum no nesse contexto do do marketing digital primeiro a gente vai tentar atrair visitantes né que estão na fase de descoberta vai tentar convertê los em lides no momento em que eles reconhecem o problema
transforma essas oportunidades de negócio quando o nosso possível cliente considera o nosso produto uma solução aceitável é dentro do produto o problema dele e vamos fechar rendas não fechava o novos clientes no momento em que eles decidiram pela compra especificamente como a gente quando a gente fala o google no negócio a gente está falando do topo do funil nessa parte de atrair visitantes estão em u ma fase de descoberta então são pessoas que estão pesquisando sobre produtos pesquisando
sobre serviços geralmente num contexto local mas não só no contexto local ea partir daí a gente tem várias outras ações para fazer para transformar esses visitantes em clientes nem nada impede de que apenas conhecendo a empresa a partir de uma ficha no google meu negócio ela já compre mas é a primeira fase do funil de marketing que a gente está cobrindo com essa ferramenta aqui eu mostro t ambém a questão do ciclo do marketing digital é um programa um motel que também espanha e palestras
que falam de uma forma mais genérica sobre marketing digital mas eu acho interessante apresentar no dentro desse contexto do google no negócio para que todos possam entender aonde ele está localizado e o que mais é importante pensar a nível de marketing digital então o marketing digital ele acontece ao redor da estrutura principal da empresa seja ele um ponto físico seja ele o site ou seja a loja virtual dependendo do contexto que a empresa atende nem se for um e-commerce então o ponto principal
da loja virtual se for por uma uma empresa que atende mercados globais vai ser provavelmente o site e se for uma empresa local o próprio ponto físico da empresa né então o marketing digital a gente divide em quatro pilares o limite orgânica que é onde está localizado o google no negócio além da pesquisa orgânica na pesquisa nos buscadores e do google maps a mídia so cial nem a gente tem o facebook o instagram se destacando hoje mas que a gente também não pode esquecer do linkedin do twitter da
tap do youtube enquanto o canal e doping trânsito já paga é o facebook o instagram antes o google adsense o antigo adwords o linkedin é nesses cursos patrocinados e também influências né e como último pilar as ferramentas blogs vídeo marketing de conteúdo o e mail marketing chat online e limpei diz otimização para buscar o s ou e o google analytics a gen te coloca como ferramentas que ajudam no sucesso desse ciclo de marketing digital e todas essas ferramentas elas trabalham de forma cíclica uma
depende da outra ea estratégia de marketing digital da empresa deve prever esses quatro pilares vamos lá conhecendo o google no negócio tá eu vou fazer uma introdução realmente pra gente balizar as informações e não seu nível de conhecimento que cada um tem em cima da plataforma da ferramenta então vamos começar do princípio está então o gol meu negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo google obviamente ela é responsável por exibir a ficha da empresa na pesquisa do google no google
maps e no google plus tá então com ela é possível fazer ligações traçar rotas até empresa visualizar fotos fornecê e verificar a avaliações e comentários da empresa além de uma série de outras informações aqui eu tenho a ficha da arcsight ao resultado da pesquisa pelo termo agência do site onde aparece nessa coluna da direita aqui a ficha do google no negócio então aparece uma foto aparece a localização da empresa no mapa ea sua área de abrangência aparece o título da empresa avaliação dela o
número de comentários no google endereço e toda essa essa série de informações a partir disso que a gente consegue validar e buscar melhorar esses conteúdos relacionados à fifa do google no negócio mas como chegou até aqui né ou melhor eu já tenha ficha do meu negócio 1 a sua empresa já está no google no negócio show m as a qualidade das informações como está isso né o horário de atendimento telefone o website comentários tá bacana nesse sentido até tem uma descrição correta da empresa tem fotos
têm a possibilidade do google meu negócio também do da turnê virtual que é tão interessante alguns motivos para usar o google no negócio tá esses dados são todos de pesquisas do google que que eu trouxe bem recentemente como compilei essas informações para apresentar para vocês oitenta por cento das pessoas pesquisam serviços locais pela busca do google a gente pode olhar para a gente mesmo quando a gente precisa de algum serviço de alguma coisa que já está procurando na cidade geralmente a
gente usa pesquisa do google pra isso e invariavelmente a gente vai chegar alguma ficha do google no negócio pra para avaliar esses locais 50% dos clientes que fazem uma busca visita uma empresa no período de um dia então se a pessoa pesquisou chance dela e até a empresa onde e até uma empresa c oncorrente né que que tenha caído na busca dela é de 50% 38 por cento dessas pessoas dão preferência para empresas com informações atualizadas e corretas aqui já tem um primeiro dado bem interessante que
não basta só estar no google no negócio mas que é muito importante que é imprescindível que as informações da empresa elas estejam atualizados e corretos e como se diferenciar no google no negócio então a gente tem mais alguns dados do google que as fotos ajudam as pessoas né a visua lizar empresa reconhecer quando chegarem lá então é gera essa similaridade quando a pessoa acessa a ficha no google no negócio já consegue ver uma foto da fachada uma foto do ambiente interno da da empresa tudo isso
cadastros com fotos recebe em 42% mais pedidos de localização e 35% mais clique então essas fichas eu esses cadastros eles se tornam mais interessantes para quem está pesquisando né e 88 por cento dos clientes confiam em comentários do google no negócio tanto quanto na re comendação de um amigo então imaginem vocês né que hoje ter uma ficha bem avaliada com comentários realmente relevantes sobre a sua empresa gera o engajamento eo nível de confiança tão grande quanto uma recomendação de um amigo
então vamos dizer que o google meu negócio é o novo boca a boca é o boca a boca digital informações sobre o horário de atendimento podem também evitar comentários negativos e avaliações baixas como a gente vai ver também na seqüência em função disso é uma das das coisas que eu quero deixar para vocês é no momento vocês tiverem a ficha de vocês no google negócio que ela tiver bem completa com as informações que vocês podem cadastrar e que vocês têm autonomia pra cadastrar solicite avaliações que
seus clientes façam com que os seus clientes também vendam o seu produto ou serviço é porque esse é um dos motivos pelos quais as pessoas confiam e e vão atrás de empresas que têm uma uma ficha bem avaliada no google no negócio né então ter um núme ro expressivo de avaliações positivas mostra que o seu negócio tem um público fiel a gente pode usar essas avaliações para iniciar conversa né é tão importante não ignorar comentários negativos que podem acontecer mas tratar eles de forma cordial tomar
uma atitude é não deixar o cliente no vácuo e agradecer os comentários positivos mas sem fazer propaganda assim ficar levando para o lado de querer vender no momento em que você só precisa agradecer um comentário que tá falando bem da s ua empresa as dúvidas mais freqüentes em relação ao google no negócio que inclusive eu já vi que já tem uma pergunta relacionada isso a empresa está cadastrada no google mas não fui eu fiz o cadastro nesse caso foi o google que cadastrou empresa o que pode
acontecer vai aparecer lá na ficha no momento que você pesquisa sua empresa vai aparecer reivindicar a propriedade deste local clicando neste link aí você pode fazer todo o processo de reivindicar empresa e de ter a ficha pr a você e aí começar a fazer o gerenciamento disso segundo a segunda dúvida frequente já cadastrou empresa mas não lembro e meio de acesso da conta acontece bastante também nesse caso o ideal e eu indico para todos que ninguém no suporte do google no negócio neste número que
está aí e 10 800 70 94 64 que a forma mais rápida e mais fácil de resolver esse problema se for pelo cheque ou se tentará encontrar uma outra forma de contato pelo google acaba sendo um pouco mais burocrático ea terceira questão atendendo os clientes no local deles como faço para me cadastrar aqui é aquela dúvida qual eu não tenho um ponto fixo como é que eu faço a gente vai chegar lá teremos em seguir então pra começar o cadastro no google no negócio basta acessar google.com.br bar
business esse é o endereço para o cadastro do google no negócio agora a gente vai fazer um passo-a-passo tarde de como fazer o preenchimento da ficha pra que vocês já possam validar ela inicialmente s em ter que esperar aquele cartão postal do google sem precisar que o google ã o entre em contato com vocês de outras formas para fazer essa avaliação acessando o endereço que eu passei pra vocês vocês vão chegar nessa tela é a tela inicial do google meu negócio aqui no canto direito superior direito
tem duas opções acesse sua conta ou comece agora caso você já tem uma ficha cadastrada vocês vão clicar em acesso à sua conta e vão fazer um login por uma conta google válida caso contrári o você clica no botão comece agora e a gente vai fazer o passo a passo como eu vou mostrar agora pra vocês clicando no comércio agora fazendo login por uma conta google válida a primeira tela que vai aparecer é essa qual é o nome da sua empresa aí você vai cadastrar lá o nome da sua empresa como você quer que
ele apareça no gol meu negócio né por exemplo que eu botei empresa teste no próximo passo ele vai perguntar onde você está então a gente coloca aqui no brasil eu sugiro forteme nte que vocês nunca numa primeira instância não preencha o endereço de correspondência porque porque caso vocês preencherem o endereço de correspondência e o google não conseguiu identificar o contato de telefone e depois da empresa ele vá para poder validar ficha e vai ter que mandar um cartão postal em função do
nosso recorrente problema com correias e que entregas podem demorar até dois meses para chegar então pra gente poder ter essa ficha validada de uma forma imediata o ideal é que a gente passe por esse por esse campo de endereço de correspondência preencha ele só depois que a fifa não tivesse sido validado no google ea gente passa por cima dessa dessa etapa sem maiores contratempos coloco bairro com a cidade o estado e os f e aqui sim no caso se eu marcar essa opção entrega produtos e presta
serviços para meus clientes vai abrir essa segunda opção ocultar o meu endereço não é uma loja mostra somente a região aqui vale justamente para essas p essoas ou que atendem a domicílio né tem uma série de serviços que que são prestados domit filho e que a pessoa não quer divulgar o endereço físico e também para quem é é vendedor porta a porta e fim ou não tem uma uma sede pra para divulgar não tem um endereço fixo nesse caso basta marcar a opção ocultar o endereço não é uma loja física
mostrar somente região passando por isso vai aparecer a área de cobertura nesse caso seja que marcar adicione a área que você tem se a gente marcar a primeira opção pelo correio ou por serviço de entrega a gente já pode passar para a próxima etapa a gente pode marcar a distância ao redor da localização da sua empresa então eu coloquei que essa empresa teste atende a 200 atende uma 200 quilômetros de raio a partir da no endereço que eu coloquei lá então a partir de passo fundo no rio grande do
sul ele vai pegar 200 quilômetros de raio ou eu também posso marcar áreas específicas nesse caso das áreas específicas você vai colocar uma cidade um estado e etecétera conforme a o atendimento da sua empresa na próxima tela você vai definir uma categoria da empresa e aqui é possível alterar ou adicionar mais incerteza depois como já diz ali mas é importante inicialmente cadastrar uma categoria dentro das categorias disponibilizadas pelo google ricardo cabral pedindo pra repetir o zero
oitocentos do google 0 800 709 4 664 opção preço estamos aqui na próxima tela a gente vai cadastrar então o telefone e aí esse telefone vai servir para fazer a validação da nossa ficha então ele pode ser um número fixo um número de celular e também é formação do site é feito a partir daqui adaptando essas informações o google vai finalizar e verificar a empresa então aí ele diz a lhe permitir novos clientes enquanto você tem escrito google usar fotos de postagem acompanhar os dados de análise da
empresa para entender os clientes responder comentários dos clientes no momento em que você der um concl uir ele já vai entrar no painel de gerenciamento do google meu negócio que é a tela que vocês estão visualizando agora aqui eu tenho numa primeira instância o menu principal então eu tenho ali essa dashboard inicial eu tenho a parte de postagens informações em sites comentários mensagens fotos tem a opção do criar o site do google e gerenciamento de usuários o segundo módulo é este modo de
criação rápida então a gente pode criar uma postagem e depois vai aparecer junto da nossa fi cha pode adicionar uma foto ou pode criar um anúncio então aqui o google também está fazendo o papel dele e vender outras soluções né que aqui nesse caso o google adsense então a partir da ficha no google no negócio a gente pode criar campanhas e anúncios neves também em diferente de sua empresa tem um site só tem uma loja virtual a gente vai criar aqui nesse caso anúncios específicos focados em exibir
a ficha da empresa no google no negócio então aqui a gente tem também há a parte de comentários recentes então aparece o o o total de avaliações o número de estrelas aí depois a gente tem o box de desempenho nem tão quanto as visualizações o a minha ficha teve nos últimos 28 dias quantas pesquisas foram feitas com as ações foram tomadas nem aparece na visualização de pesquisa o aumento dessa dessa procura então eu posso saber se as pessoas estão pesquisando mais ou menos pelo meu produto em
baixo do índice de desempenho aparece a última postagem então eu fiz hoje pela manhã é uma postagem até nível de exemplo para vocês a respeito do do eb na então se você pesquisar em la na ficha deve sair já vai aparecer web na inclusive com o botão para se inscrever e aqui embaixo vocês também vão ver aqui que a minha filha ela estava lhe dada então vai aparecer ele sua empresa está no google caso o google ainda não tenha verificado a ficha da empresa vai aparecer ali sua empresa ainda não está
no google clique aqui para verificar e aí você vai poder fazer essa verificação por telefone ou por cartão postal como eu comentei antes caso vocês preencham o endereço físico da empresa já no primeiro momento clicando aqui em visualizar na pesquisa eu vou ver essa tela que né então ele vai direcionar para o google fazendo a pesquisa lá por oficiais de inteligência digital quer como a agência está cadastrada no google no negócio vai aparece teus os links da busca orgânica da busca paga e no
espaço da fifa vai aparecer lá também que is so uma uma foto que ele tem cadastrado ali o mapa com a área de atuação da empresa e as demais informações inclusive a notícia que o cadastro hoje de manhã eu acabei de comentar com vocês a então ele aparece as informações bem completas voltando aqui pro painel de gerenciamento do google no negócio e indo para o módulo de postagens a gente tem aqui então como se fosse o a tarde on line do do próprio facebook então a gente pode escrever uma
postagem rápido ali e até 300 pa lavras e adicionar uma foto para também trazer mais relevância de busca dentro do da pesquisa do google então as eu não tenho um site não tem um blog acaba sendo uma excelente ferramenta para gerar algum conteúdo relevante para a minha marca e ranquear em s ou por alguns conteúdos não necessariamente só pelo nome da minha marca então fica essa dica também de usar esse espaço de postagens para gerar conteúdo relevante nas informações então você vai cadastrar que
as categorias da emp resa atende onu o título é o nome principal dela qual é a o ohio e de atendimento nec no nosso caso 280 quilômetros a partir de passo fundo qual é o horário de atendimento da empresa o telefone pra pretensões do local né no google ad e etc a partir de insights é minha parte favorita no google negócio porque ele permite gerar uma inteligência muito grande e que a gente pode usar de muitas outras formas por exemplo para gerar campanhas no google apps na então aqui eu sei quais
as princ ipais palavras que são utilizadas e que há por exemplo a minha ficha de acordo com essas pesquisas então eu sei que as pessoas estão pesquisando internet passo fundo está parecendo a ficha da inside pesquisando sobre marketing e pesquisa no marketing digital empresa de passo fundo agência digital etc então isso traz realmente uma série de informações úteis para saber quais as palavras chave que geram maior relevância para a ficha da empresa porque braço da empresa e depois isso pode ser
usado pra fazer algum outro tipo de campanha ainda dentro do insight a gente tem uma série de outras ferramentas por exemplo saber como que os clientes pesquisam a sua empresa então aqui eu tenho que 81% das pessoas que chegam até o site elas estão realmente pesquisando elas estão num nível de descoberta do nosso produto ou serviço então as pessoas estão lá procurando sobre marketing digital estão pesquisando sobre a agência digital em passo fundo e tetra e chegando até nós e os outros 15%
chegaram de forma direta então pesquisaram especificamente por agências sai de um projeto sai da agência digital e chegaram até a nossa ficha disso a gente tem também onde que os clientes vêem a sua empresa no google então ele dá um ranking aqui para dizer quantas pessoas virão a ficha da empresa na pesquisa do google e quantas viram no google mapas aqui eu fiz um relatório para um mês a gente tem também a possibilidade de exibir um relatório semanal o relatório trimestral com es ses dados nem eu
sei que a ficha na pesquisa do google ela é muito mais visualizada do que a do google mapas por exemplo até porque a gente também se enquadra nessa lista de empresas que não atendem local físico no local fixo então por isso que o número de pesquisas no google mapas é bem menor dando mais uma passada aqui nas perguntas com relevância das postagens feitas no google no negócio acho que já respondi que ele tem uma relevância assim a questão da busca link para enviar o cli ente para que ele avalie sim
é possível mandar o link do próprio cadastro né faz o digita o nome da sua empresa no google no negócio ano na pesquisa do google desculpa do google no negócio da empresa o resultado da empresa e do cadastro no google 850 publicidade não não ganha não ganhei esse bônus do google não antônio em algumas situações o google manda para algumas pessoas específicas geralmente quando tem algo associado ao gmail o outro faz o cadastro da empresa pode ser que em alg um tempo receba isso mas não é uma regra
está a conseguir depois vou deixar algumas perguntas para carol que fazer no final também vamos lá aqui a gente tem a visualização de fotos então o quanto a minha ficha exibir fotos em relação às empresas como a minha então ele faz essa comparação não saber se estou melhor ou pior do que os meus concorrentes do que empresas do mesmo segmento não deixei uma tela para trás aqui não aqui aparece também as ações dos clientes é bem interessante dent ro das pessoas que viram a minha ficha no google no
negócio quantas delas acessar o meu site quando solicitaram rotas quantas ligaram para a empresa isso a gente consegue saber também dentro de qual horário do dia as pessoas estão ligando pra empresa ou acessando o site então isso também ajuda a melhorar o atendimento ajuda a melhorar o índice de disponibilidade gera um índice bem legal aqui a gente tem o gerenciamento de comentários então não saindo agora da parte em sites a partir dos comentários então a gente tem três comentários dois
comentários e uma pá e três avaliações cinco estrelas então a gente sempre responde né agradece e e deixa a gente está à disposição sem fazer muita propaganda muito alarde da empresa aqui a gente tem o gerenciamento das fotos então a por padrão a gente cadastro uma foto de capa uma foto de perfil eo logotipo da empresa que geralmente é a mesma coisa tem a possibilidade de cadastrar mais fotos quanto mais fotos relevantes no seu negócio melhor e tem também a possibilidade de adicionar
vídeos então esses vídeos também ficam disponíveis na ficha do google no negócio outra funcionalidade que eu quero apresentar para vocês como uma ferramenta bem interessante é o mtur virtual do google né na décima morte do google no negócio vai aparecer essa opção pra praticar o ator virtual que é como se fosse o google street view só que dentro da sua empresa então o google ele tem alguns parceiros que são c redenciados para fazer esse tipo de trabalho você solicita que receber cotação da prata
flitton e algum profissional habilitado para fazer esse tipo de trabalho vai entrar em contato pra fazer um orçamento em visitar a empresa e saber quantas fotos seria necessário para que você pudesse eu possa aparecer bem google maps exibindo a sua empresa por dentro é bem interessante para restaurantes academias bares esse tipo de ambiente é bastante comum fazer esse tipo de ação inclusive para q uem quiser esse tipo de de solução eu posso passar alguns contatos depois a gente tem um parceiro
bem forte que é a cor 360 em porto alegre eles fazem um trabalho bem legal relacionado a turnê virtual do google mensalmente o google também encaminha uma um relatório não é com o desempenho do da sua ficha por e mail dizendo quantas pessoas encontraram empresa no google quanto pediram direções ou visitar o site neowin conectaram um a empresa da empresa e também a qual foi o o nível e de opinião dos clientes naquele período não é bem legal também já tem essa de ash board mensalmente pra pra
avaliar e tomar ações corretivas ou de de melhoria no google no negócio além disso é possível baixar epe e gerenciar tudo a partir do celular o que também é uma mão na roda né muitas vezes você pode tirar uma foto já pública direta pelo aplicativo então índico para todos a fazerem o download é diferente da da plataforma que utiliza anel no google player da apple store fazer essa o download da da apple e do google no negócio para poder fazer esse gerenciamento por lá fica bem mais prático antes
de ir para o que não fazer no google no negócio eu vou dar mais uma lida aqui nas nossas perguntas está só um instantinho qual a diferença do google busca orgânica para o google no negócio na prática a pergunta dólares a vale sa o google busca orgânica na verdade ele vai exibir todo e qualquer resultado orgânico da empresa então pode aparecer ser o endereço da h onda fan page no facebook pode aparecer o endereço da empresa no linkedin o teu site blog alguma empresa parceira etc o negócio é
específica do teu negócio então ele vai aparecer sempre na lateral direita da tela com as informações do seu negócio e ela é bem específica para quem está procurando informações ou direções até a sua empresa espero ter sido claro quando a empresa tem várias filiais como fazer o cadastro do google no negócio a lista também perguntou é possível a lista cadastrar mais do que uma ficha para a mesma empresa e agrupar todas elas então é um pouquinho mais avançado mas pelo próprio painel ele é bem
fácil de fazer e depois você pode criar um grupo de locais e colocar todos todos eles ali dentro se tiver um tempinho no final eu mostro como é que é isso fabiano raupp como eu consigo excluir um comentário ofensivo é essa pergunta eu vou responder pra ti fabiano com essa tela que do que não fazer então a gente tem o seguinte exemplo aqui a gente tem uma uma ficha que está com uma nota relativamente baixa 3,6 em função de dois comentários completamente distintos olha só o primeiro comentário
aqui dá marilei início daqui experiência péssima falta de informação cobrança indevida a falta de informação sobre o cancelamento se negando inclusive tornar o valor não foi utilizado não recomendo santos elegante quando se trata de mulheres ela foi até bastante poluída mas ela detonou empresa nem ela chegou naquele nível c e d que ela só de uma estrela que não tem como dar a 0 ela realmente estava bastante indignada com a empresa ea empresa não tomou nenhuma ação ela ignorou o cliente
que avaliou mal a gente não tem como deletar um comentário ofensivo o que a gente pode fazer denunciar dizer que aquele comentário ele não condiz com a realidade etc pode fazer uma força-tarefa pedindo pra outras pessoas a denunciarem também se for algo realmente ofensivos tiver palavras de baixo calão por alguém q ue realmente tem lau para denegrir a imagem da empresa a gente pode denunciar isso o google mas a gente não pode por conta própria dele tá né agora nesse caso quando um cliente tem uma
experiência ruim com a empresa o que ninguém está livre e bronze assim o que eu recomendo fortemente é que a empresa responda né acho que retrata e diga que vai melhorar que pede desculpas pela experiência talvez até o sugerindo que a pessoa volta no estabelecimento pra mudar a visão dela da empresa par a que ela tenha um novo atendimento e possa fazer um novo comentário aí sim com uma experiência real com uma experiência melhor né aqui a gente tem também um comentário do vôo mir que diz bons
carros bons preços e sem muita burocracia fácil a locação do veículo avaliação dele foi boa mas ele eu sou uma estrela então muito provavelmente ele não não soube como utilizar a ferramenta ou estava pré selecionado em uma estrela ele não alterou isso né então também é uma questão que é difí cil porque acaba rebaixado a nota da empresa mas não necessariamente um comentário ruim e o segundo caso é na questão das perguntas que também é possível que as pessoas façam perguntas para a empresa
pelo google no negócio e aqui a mesma empresa do caso anterior deixou dois clientes no wako então isso também é uma má prática é algo que a gente não recomenda que seja feito nessa você tá com a o cadastro no google no negócio feito botou a empresa para rodar ali é importante que tenha alguém monitorando essas perguntas e respondendo né principalmente considerando que essas perguntas elas vão para o e mail que está cadastrado no google no negócio então não tem desculpa ea eu não não avalia não
verifico minha ficha com tanta freqüência que está no cairo e meio então é imprescindível que ser respondido de forma rápida vamos mais uma do fabiano quais os tamanhos e formatos exatos de foto perfil ou etapa fabiano isso no próprio na própria plataforma do meu negó cio é possível verificar os tamanhos recomendados clássico se eu volto nesse tópico aqui pode responder depois para quem tem agência necessário fazer uma conta do google no negócio para cada cliente existe a possibilidade de
fazer uma conta mestre inserir os negócios dos clientes ou só é possível uma conta por negócio muito boa pergunta do adailson santos ligado ao som é possível sim ter uma conta única e cadastrar todas as fichas de clientes dentro dessa conta é como a gente gerencia website por exemplo a agência tem a sua própria conta cria as fichas de clientes dentro dessa conta e da permissão de administrador para cada cliente dentro de de cada ficha fica bem mais fácil para gerenciar que não tem que ficar
jogando em múltiplas contas ver com relevância na busca por ocultar o endereço não tendo o cliente final na fábrica pergunta do vinicius iotti bem boa pergunta vinícius a eu vou te responder que sim tu perde um pouco da relevância da busca mas a se colocar pelo menos a cidade na qual a tua empresa tatá inserida é essa essa perda de relevância ela não vai ser muito sentida porque o google vai entender que isso atende um raio neto definir qual é o raio de atuação da empresa então ele vai entender
por exemplo vamos ver que o preço do porto alegre se não colocar o endereço mas enquanto empresa de porto alegre tem um raio de até 100 quilômetros então se as pessoas procurarem pelo teu serviço nem que seja de entes dentista em po rto alegre vai ter atores da relevância por tá colocando a à cidade que atende resultados de pessoas que encontra sua empresa foi só a partir do google no negócio é também de anúncio pago perguntou a jéssica é só do google no negócio jessica a gente faz questão aqui
na agência de não investir ano no google ad para poder ter esses resultados do google meu negócio de forma bastante clara e transparente para apresentar para vocês já que é um dos pontos fortes da nossa empresa tem como alterar e meio de respostas tem sim o e mail principal da conta joão a é importante que todos saibam qual é o e mail que está cadastrado lá na ficha do google no negócio aí entrando lá tu pode alterar esse meio padrão e adailson respondendo de novo sobre aquela questão da agência
nesse caso é um tipo de conta diferente não é o mesmo tipo de conta não só vai fazer um agrupamento vai entrar na sua conta do google no negócio e vai adicionar locais no momento que adicionar locais ele vai fazendo esse e vai ampliando os locais depois eu vou abrir ea física da da agência pra você poder ter uma idéia adianta que está no finalzinho pessoal e aí a gente fica só com as perguntas finais então assim nessa questão do google no negócio para concluir a gente disse que o feito o melhor
que perfeito né mas o bem feito é ainda melhor então sempre que vocês fizerem alguma coisa relacionada a algum negócio busquem fazer isso de uma forma pensada de uma forma bem segmentada para que isso gere resultados pra vocês vamos pensar em fotos do negócio não precisa ser uma foto profissional mas uma foto que mostra bem o ambiente que não apareça nada fora de contexto vamos dizer assim né que apareçam as pessoas que fazem parte do negócio ser bem legal para gerar o engajamento para para que
as pessoas se consigam visualizar e em fazer parte se sente parte daquele negócio é interessante se vocês quiserem aprender mais sobre o google sobre o marketing digital e também sobre o google meu negócio eu indico fortemente que vocês baixem o google primer que é um aplicativo para celular oficial do google que traz lições de cinco minutos lições práticas e bem bacana sobre os mais variados segmentos de marketing digital então aqui nesse destaque que o clipe tem a lei cria um site amplie
seus negócios ele fala sobre em redes sociais fala sobre o negócio do google maps de uma série realmente uma série de módulos para fazerem pequenos módulos que que facilita m bastante e pode pegar lhe 15 minutos diários que faz de dois a três módulos ano gol pra mim pra baixar e o primeiro ponto com é um endereço do aplicativo e aí sim a frase a fazer frase final mesmo que eu gosto bastante vale tanto para o google no negócio quanto para qualquer coisa que vocês fizerem tanto a nível de
marketing digital quanto do negócio de vocês que decidiram que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer então eu digo pra vocês de uma forma bem ve emente assim empenho em um tempo para o google no negócio porque é uma ferramenta que tá rindo bastante forte a gente ainda não tá vendo os grandes gurus do marketing falar delas dessa ferramenta mas com certeza em breve eles vão voltar os olhos para isso e vocês vão lembrar do que do que foi dito aqui eu agradeço por cada um que tirou um
tempinho pra ouvir falar e pra ver essa apresentação eu espero que tenha feito sentido pra vocês que que vocês tenham aprendido alguma coisa a respe ito do google no negócio tem uns minutinhos ainda pra perguntas eu acho nem carol isso temos sim primeiro obrigada outro por se disponibilizar para apresentar em algum negócio de verdade pra gente acredito que muita gente como nós até eu mesmo aqui na dinamize conhecia tinha por padrão teu golo meu negócio mas não sabia de todas as nacionalidades que
ele pode implementar e dentro do globo negócio certamente depois dessa apresentação é que a gente vai começar a fazer a lição de casa qu e de revê todas as nossas páginas ag e ver tudo o que dá para fazer é o pessoal a gente lançou no instagram também uma enquete umas perguntinhas ag é tem algumas perguntas que é tem como colocar uma data de expiração para a postagem do google no negócio ele mostrou que é uma publicação anuncia hoje eo link para cadastro quando você faz a publicação ele pode ter
uma data de expiração ou não tem que controlar e alterar um patrão por padrão carol essa é essa notícia ela fica por sete di as disponível a partir da data de publicação da notícia ela vai ficar sete dias disponível e depois ela sai fora até que você cadastre uma nova notícia até por essa questão de tentar manter um fluxo de informação é o próprio google entende que o conteúdo que você publica ele vai perdendo relevância então a partir do do sétimo dia essa informação já não vai estar
disponível danaf perfeito perfeito ama outra pergunta você já até mencionou sobre isso sobre a relevância para o proesci ou do site tem um gol meu negócio você sabe alguma algum dado algo assim que o google tenha disponibilizado é do tipo de relevância dele tem um negócio configurado ativo ali até às às avaliações até as respostas de agressões isso conta ou é mais realmente realmente pra mim da marca mesmo assim a nível de certos nevos ele e qualidade da informação para gerar relevância ds ou eu
realmente não sei quantificar pra te carol mas é importante qual até pelo contexto de gerar mais um canal de contato que está atrelado à busca orgânica né com certeza nesse sentido o google dá sim uma relevância alta apesar de a gente não conseguir quantificar isso em porcentagem por exemplo sim é uma outra forma talvez de mensurar isso não é de até levando em conta a pergunta do carlos ali como que a gente monetize serviço já que ele é gratuito é como é que vai vender os benefícios para os
clientes é até esse tipo de de ação além de você ver quantas pessoas ali chegaram nesse post que você fez ali chegou até webinar você coloca é o pagamento além da analític você vai conseguir saber é quantos chegaram do google meu negócio até a tua página não sei se você algumas outras dicas pra mensurar isso é bem legal e se esse comentário do do carlos porque a gente enquanto a agência ansa a gente sempre teve uma dificuldade muito grande de monetizar em relação ao google meu negócio então a
gente sempre usou isso meio que como uma moeda de troca sabe carol e pessoal para quem mais essa informação for relevante então por exemplo a gente desenvolve um site para uma determinada empresa a gente já coloca dentro do escopo do projeto a criação da ficha no google no negócio porque a gente sabe que aquilo vai gerar uma relevância projeto web que a gente está desenvolvendo e para a presença digital da empresa então muitas vezes há o cliente fica até mais surpreso com os resultados que ele
tem vindo do google no negócio do que do site que é desenvolvido então é até um pouco curioso essa situação de uma ferramenta gratuita muitas vezes gerar um resultado tão relevante e até maior do que o canal principal da empresa mas é como a gente tem abordado e agora a gente está usando também o google meu negócio como uma forma de elevar de espalhar a palavra como eu ia dizendo do marketing digital porque é algo que poucas pessoas estão falando é e poucas profissionais poucas empresas têm a
real noção do quanto é importante enquanto estratégi a de marketing digital e canal de alma com certeza com certeza há ali tem ela tem mais é uma última pergunta que o pessoal das redes sociais fez é com relação aos produtos virtuais que você colocou ali é que aparece um todo 360 ali pela é na página do negócio é se essas fotos do turu liberto ao a pessoa mesmo pode colocar ou é só esses profissionais que você mencionou os profissionais ali cadastradas onde ó tom só os profissionais licenciados
do google esse é o único tipo de conteúd o que não é possível o próprio proprietário da da empresa cadastrar tem que ser uma empresa especializada eles têm um canal próprio pra pra fazer essa vinculação né porque porque não é só atrelado a ficha do google no negócio assim ao google mapas né claro pra poder publicar essa informação no google mapas precisa ser uma empresa certificada do google para esse tipo de tecnologia perfeito ea última pergunta sobre o mtur é sobre essas fotos ali 360 é se
você tem uma média de valore s ou é realmente algo que varia de acordo com o tamanho da empresa com a demanda do cliente assim o valor que o que eu tenho já faz um tempo que eu não converso com o pessoal da color 360 que são nossos parceiros nessa solução eu lembro que eles tinham um custo por foto em torno de 120 e 150 reais é um preço bem acessível e claro que vai ter um pacote mínimo disse né vai precisar fazer pelo menos cinco fotos então vai te dar lhe um custo em torno de 750 reais e claro
todo custo de de slocamento a essa empresa deles é de porto alegre mas eu tenho certeza que outras cidades têm empresas também habilitadas pra fazer de trabalho que vai dar um custo menor para a empresa e eles fazem trabalhos em todo o brasil mas a aced deles é porto alegre tem um desempenho mais forte que no brasil maravilha então é vamos então nesse rali com mais tem duas últimas perguntas ali é o mandou guilherme o meu negócio junto com o google plus eles ajudam no engajamento exibição
e ta mbém ajudam a fisgar novos acessos para sites com conteúdos gerados ajude a sair da nenhuma a perfeita então essa é uma que a gente falou ele que o que o do passou exatamente isso né uma das das coisas que realmente traz a relevância né até hoje a gente mesmo como usuário do do buscador vai buscar um restaurante na cidade de quetta a primeira coisa que olha ali é o primeiro que aparece nas avaliações aí já dá uma olhadinha ali nas dos principais comentários mais recentes a ver se se é
importante um restaurante um hotel porque a gente confia no google justamente porque ele é o maior buscador então acho que uma simples às mais importantes ali dts e se esse gol meu negócio bem configurado e tendo respostas netão avaliações ele está respondendo a gente sabe que é uma empresa que é confiável que está engajada e tentativa então não vai chegar lá ela já não existe mais essas coisas que acabam acontecendo hoje existem tanto tantas empresas e serviços e avaliações né mas é não existe
nenhum que seja mais fácil do que digitar o nome da empresa no google e ver os resultados então por isso que acaba sendo tão tão relevante e e tão importante que essa ferramenta bem configurado com certeza com certeza te avaliações recentes e comentários recentes é algo que mostra que o negócio está ativo e que é algo sério está conectado então acho que é importante isso esse tipo de avaliação e outra coisa é essa de tudo responder ali diretamente a pessoa que comentou mesmo que seja algo é
somente agradecendo mesmo né não não algo ou vendendo oferecendo o mesmo que foi a avaliação positiva é algo que a gente não fazia porque realmente não sabia que era uma prática é mas certamente hoje e depois se lembram eu vou vou ver as respostas vão agradecer todo mundo porque vai ser uma uma coisa que eu vou colocar aqui no na minha lista de detalhes efa do dia é bacana gera empatia é carol então a gente enquanto empresa e quem pensar também que a pessoa do out ro lado também quer ser
respondida né mesmo que ela esteja só agradecendo dar um feedback positivo que a empresa vai lá e se posicione com certeza com certeza bom vamos encerrar o outro ele está deixando os dados de contato dele é amanhã a gente vai mandar isso é agravado para vocês né então o dunga está compartilhando na tela ou roubar a agência o site upi.com eles são canais a dinamize conosco há um tempo já é então caso alguém tem alguma dúvida pode direcionar pra gente ou também tiver alguma dúvida sobre o google
no negócio algum serviço ali é da agência o site pode passar diretamente a ele pra o pessoal do site se vocês ficaram com alguma dúvida depois do fmi também pode encaminhar para a gente a gente vai estar respondendo ali vocês também e amanhã a gente disponibiliza esse material está certa pessoal agradeço a todos agradeço ao outro pela disponibilidade obrigada ou da apresentação estava incrível acredito que esclarecer muita coisa pra todo mu ndo e espero então que a gente possa fazer outros
websites como esse bacana para sempre à disposição que agradeço pela oportunidade e agradeço a todos que ficaram até o final aí e espero ter empregado algum algo de valor pra vocês que é o intuito que a gente tem em levar essa solução do google no negócio para o maior número de profissionais e empresas possível obrigada obrigada pessoal ótima tarde pra vocês obrigado a todos que participaram valeu Português (gerada automaticamen
Marketing Digital com Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma importante ferramenta de SEO e Marketing Digital para negócios locais. Com ele é possível ser encontrado facilmente na pesquisa do Google e no Google Maps, além de contar com uma série de funcionalidades que agregam muito valor à presença digital da sua empresa. Neste webinar apresentamos de forma detalhada como criar ou atualizar seu perfil no Google Meu Negócio, para que ele seja um dos principais canais de digitais da sua marca. Esse Webinar foi apresentado por Odo Reginatto dos Santos - Consultor de Negócios da Agência Upside Inteligência Digital. Download do material apresentado no vídeo: http://news.agenciaupside.com/webinar...
boa tarde pessoal meu nome é caroline faz parte da equipe da dinamize é hoje a gente vai ter um evento especial com o outro da agência o side nosso parceiro e da dinâmica na oficial da dinamize e ele vai apresentar aqui pra gente hoje um pouco mais sobre o google meu negócio né então acredito que como como eu tenho várias dúvidas sobre vocês também devem ter várias dúvidas de dessa mídia do que ela pode nos proporcionar o que a gente pode fazer com ela é o outro então vai apresentar junto com a
gente boa tarde a todos que estão acompanhando junto com a gente e agradeço a ele pelo tempo e pela disponibilidade de vocês vamos falar um pouquinho não sobre google meu negócio é a carol me falou que teve uma aceitação bem interessante muitas pessoas que procuraram saber mais sobre o google no negócio eu só vou pedir um pouquinho de paciência de vocês porque peça esse formato de web um pouquinho novo pra mim eu vou tentar e acompanhando as perguntas se possível vou respondendo à me dida que a
gente por evoluindo em relação à apresentação caso contrário a gente vai retomar as perguntas no final da i ta certo vamos lá me apresentando então rapidinho pra vocês eu sou empreendedor digital diretor de marketing na agência e side eu sou formado em design pela ulbra fmb de gestão de projetos em marketing vendas e também sou especialista no google adsense do google analytics a gente trabalha há já bastante tempo também com o google meu negócio é por isso que eu sugeri esse tema acho que é um
tema bem interessante uma ferramenta que com certeza pode auxiliar muito no crescimento no sucesso das empresas tanto a nível local quanto no contexto global sobre marketing digital só pra gente fazer um alinhamento nível de conceito tá então marketing digital um conjunto de ações para promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais só pra gente balizar eu gosto bastante também desse conceito cunhado pelo pessoal da rua contente que o marketing digital um conjunto de atividades que uma
empresa ou pessoa executa online com o objetivo de atrair novos negócios criar relacionamentos desenvolver uma identidade de marca nesse sentido de atrair novos negócios e criar relacionamento que eu vejo o google é um negócio como uma grande ferramenta justamente por isso por ele gerar muita informação e gerar credibilidade para as marcas e por que investir em marketing digital é uma tela que o que eu costumo utilizar em apresentações são mais com pletos que vão social media fórum de mídia paga
à une envolve um investimento de recursos financeiros que não é o caso do google meu negócio é totalmente gratuito mas acho que vale a metáfora né do orçamento que diz que metade do dinheiro gasto com publicidade desperdiçado o problema é que eu não sei qual metade então ele continua aí a gente continuou lá até hoje investindo no nosso tempo investir no nosso dinheiro com publicidade com uma área que tinha muitas vezes a gente não sabe qual o qual as ações ou quais os investimentos que realmente
estão trazendo resultados para nossa empresa então eu acredito que o google no negócio é se um desses investimentos que trazem retorno e vou tentar mostrar pra vocês ao longo dessa apresentação por que investir em marketing digital não é seguindo pela comunicação interativa nem possibilita uma comunicação entre empresas e consumidores de forma fácil e muitas vezes em tempo real tem um alcance global pode impactar pessoas em qualquer lugar do mundo desde que elas possam pesquisar pelo produto ou
serviço que você oferece e também tem a questão da segmentação na então a gente tem muito dado muita informação e é possível fazer investimentos extremamente direcionados para o seu público apresentando o funil de marketing digital só pra analisar também essas informações que são de uso comum no nesse contexto do do marketing digital primeiro a gente vai tentar atrair visitantes né que estão na fase de descoberta vai tentar convertê los em lides no momento em que eles reconhecem o problema
transforma essas oportunidades de negócio quando o nosso possível cliente considera o nosso produto uma solução aceitável é dentro do produto o problema dele e vamos fechar rendas não fechava o novos clientes no momento em que eles decidiram pela compra especificamente como a gente quando a gente fala o google no negócio a gente está falando do topo do funil nessa parte de atrair visitantes estão em u ma fase de descoberta então são pessoas que estão pesquisando sobre produtos pesquisando
sobre serviços geralmente num contexto local mas não só no contexto local ea partir daí a gente tem várias outras ações para fazer para transformar esses visitantes em clientes nem nada impede de que apenas conhecendo a empresa a partir de uma ficha no google meu negócio ela já compre mas é a primeira fase do funil de marketing que a gente está cobrindo com essa ferramenta aqui eu mostro t ambém a questão do ciclo do marketing digital é um programa um motel que também espanha e palestras
que falam de uma forma mais genérica sobre marketing digital mas eu acho interessante apresentar no dentro desse contexto do google no negócio para que todos possam entender aonde ele está localizado e o que mais é importante pensar a nível de marketing digital então o marketing digital ele acontece ao redor da estrutura principal da empresa seja ele um ponto físico seja ele o site ou seja a loja virtual dependendo do contexto que a empresa atende nem se for um e-commerce então o ponto principal
da loja virtual se for por uma uma empresa que atende mercados globais vai ser provavelmente o site e se for uma empresa local o próprio ponto físico da empresa né então o marketing digital a gente divide em quatro pilares o limite orgânica que é onde está localizado o google no negócio além da pesquisa orgânica na pesquisa nos buscadores e do google maps a mídia so cial nem a gente tem o facebook o instagram se destacando hoje mas que a gente também não pode esquecer do linkedin do twitter da
tap do youtube enquanto o canal e doping trânsito já paga é o facebook o instagram antes o google adsense o antigo adwords o linkedin é nesses cursos patrocinados e também influências né e como último pilar as ferramentas blogs vídeo marketing de conteúdo o e mail marketing chat online e limpei diz otimização para buscar o s ou e o google analytics a gen te coloca como ferramentas que ajudam no sucesso desse ciclo de marketing digital e todas essas ferramentas elas trabalham de forma cíclica uma
depende da outra ea estratégia de marketing digital da empresa deve prever esses quatro pilares vamos lá conhecendo o google no negócio tá eu vou fazer uma introdução realmente pra gente balizar as informações e não seu nível de conhecimento que cada um tem em cima da plataforma da ferramenta então vamos começar do princípio está então o gol meu negócio é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo google obviamente ela é responsável por exibir a ficha da empresa na pesquisa do google no google
maps e no google plus tá então com ela é possível fazer ligações traçar rotas até empresa visualizar fotos fornecê e verificar a avaliações e comentários da empresa além de uma série de outras informações aqui eu tenho a ficha da arcsight ao resultado da pesquisa pelo termo agência do site onde aparece nessa coluna da direita aqui a ficha do google no negócio então aparece uma foto aparece a localização da empresa no mapa ea sua área de abrangência aparece o título da empresa avaliação dela o
número de comentários no google endereço e toda essa essa série de informações a partir disso que a gente consegue validar e buscar melhorar esses conteúdos relacionados à fifa do google no negócio mas como chegou até aqui né ou melhor eu já tenha ficha do meu negócio 1 a sua empresa já está no google no negócio show m as a qualidade das informações como está isso né o horário de atendimento telefone o website comentários tá bacana nesse sentido até tem uma descrição correta da empresa tem fotos
têm a possibilidade do google meu negócio também do da turnê virtual que é tão interessante alguns motivos para usar o google no negócio tá esses dados são todos de pesquisas do google que que eu trouxe bem recentemente como compilei essas informações para apresentar para vocês oitenta por cento das pessoas pesquisam serviços locais pela busca do google a gente pode olhar para a gente mesmo quando a gente precisa de algum serviço de alguma coisa que já está procurando na cidade geralmente a
gente usa pesquisa do google pra isso e invariavelmente a gente vai chegar alguma ficha do google no negócio pra para avaliar esses locais 50% dos clientes que fazem uma busca visita uma empresa no período de um dia então se a pessoa pesquisou chance dela e até a empresa onde e até uma empresa c oncorrente né que que tenha caído na busca dela é de 50% 38 por cento dessas pessoas dão preferência para empresas com informações atualizadas e corretas aqui já tem um primeiro dado bem interessante que
não basta só estar no google no negócio mas que é muito importante que é imprescindível que as informações da empresa elas estejam atualizados e corretos e como se diferenciar no google no negócio então a gente tem mais alguns dados do google que as fotos ajudam as pessoas né a visua lizar empresa reconhecer quando chegarem lá então é gera essa similaridade quando a pessoa acessa a ficha no google no negócio já consegue ver uma foto da fachada uma foto do ambiente interno da da empresa tudo isso
cadastros com fotos recebe em 42% mais pedidos de localização e 35% mais clique então essas fichas eu esses cadastros eles se tornam mais interessantes para quem está pesquisando né e 88 por cento dos clientes confiam em comentários do google no negócio tanto quanto na re comendação de um amigo então imaginem vocês né que hoje ter uma ficha bem avaliada com comentários realmente relevantes sobre a sua empresa gera o engajamento eo nível de confiança tão grande quanto uma recomendação de um amigo
então vamos dizer que o google meu negócio é o novo boca a boca é o boca a boca digital informações sobre o horário de atendimento podem também evitar comentários negativos e avaliações baixas como a gente vai ver também na seqüência em função disso é uma das das coisas que eu quero deixar para vocês é no momento vocês tiverem a ficha de vocês no google negócio que ela tiver bem completa com as informações que vocês podem cadastrar e que vocês têm autonomia pra cadastrar solicite avaliações que
seus clientes façam com que os seus clientes também vendam o seu produto ou serviço é porque esse é um dos motivos pelos quais as pessoas confiam e e vão atrás de empresas que têm uma uma ficha bem avaliada no google no negócio né então ter um núme ro expressivo de avaliações positivas mostra que o seu negócio tem um público fiel a gente pode usar essas avaliações para iniciar conversa né é tão importante não ignorar comentários negativos que podem acontecer mas tratar eles de forma cordial tomar
uma atitude é não deixar o cliente no vácuo e agradecer os comentários positivos mas sem fazer propaganda assim ficar levando para o lado de querer vender no momento em que você só precisa agradecer um comentário que tá falando bem da s ua empresa as dúvidas mais freqüentes em relação ao google no negócio que inclusive eu já vi que já tem uma pergunta relacionada isso a empresa está cadastrada no google mas não fui eu fiz o cadastro nesse caso foi o google que cadastrou empresa o que pode
acontecer vai aparecer lá na ficha no momento que você pesquisa sua empresa vai aparecer reivindicar a propriedade deste local clicando neste link aí você pode fazer todo o processo de reivindicar empresa e de ter a ficha pr a você e aí começar a fazer o gerenciamento disso segundo a segunda dúvida frequente já cadastrou empresa mas não lembro e meio de acesso da conta acontece bastante também nesse caso o ideal e eu indico para todos que ninguém no suporte do google no negócio neste número que
está aí e 10 800 70 94 64 que a forma mais rápida e mais fácil de resolver esse problema se for pelo cheque ou se tentará encontrar uma outra forma de contato pelo google acaba sendo um pouco mais burocrático ea terceira questão atendendo os clientes no local deles como faço para me cadastrar aqui é aquela dúvida qual eu não tenho um ponto fixo como é que eu faço a gente vai chegar lá teremos em seguir então pra começar o cadastro no google no negócio basta acessar google.com.br bar
business esse é o endereço para o cadastro do google no negócio agora a gente vai fazer um passo-a-passo tarde de como fazer o preenchimento da ficha pra que vocês já possam validar ela inicialmente s em ter que esperar aquele cartão postal do google sem precisar que o google ã o entre em contato com vocês de outras formas para fazer essa avaliação acessando o endereço que eu passei pra vocês vocês vão chegar nessa tela é a tela inicial do google meu negócio aqui no canto direito superior direito
tem duas opções acesse sua conta ou comece agora caso você já tem uma ficha cadastrada vocês vão clicar em acesso à sua conta e vão fazer um login por uma conta google válida caso contrári o você clica no botão comece agora e a gente vai fazer o passo a passo como eu vou mostrar agora pra vocês clicando no comércio agora fazendo login por uma conta google válida a primeira tela que vai aparecer é essa qual é o nome da sua empresa aí você vai cadastrar lá o nome da sua empresa como você quer que
ele apareça no gol meu negócio né por exemplo que eu botei empresa teste no próximo passo ele vai perguntar onde você está então a gente coloca aqui no brasil eu sugiro forteme nte que vocês nunca numa primeira instância não preencha o endereço de correspondência porque porque caso vocês preencherem o endereço de correspondência e o google não conseguiu identificar o contato de telefone e depois da empresa ele vá para poder validar ficha e vai ter que mandar um cartão postal em função do
nosso recorrente problema com correias e que entregas podem demorar até dois meses para chegar então pra gente poder ter essa ficha validada de uma forma imediata o ideal é que a gente passe por esse por esse campo de endereço de correspondência preencha ele só depois que a fifa não tivesse sido validado no google ea gente passa por cima dessa dessa etapa sem maiores contratempos coloco bairro com a cidade o estado e os f e aqui sim no caso se eu marcar essa opção entrega produtos e presta
serviços para meus clientes vai abrir essa segunda opção ocultar o meu endereço não é uma loja mostra somente a região aqui vale justamente para essas p essoas ou que atendem a domicílio né tem uma série de serviços que que são prestados domit filho e que a pessoa não quer divulgar o endereço físico e também para quem é é vendedor porta a porta e fim ou não tem uma uma sede pra para divulgar não tem um endereço fixo nesse caso basta marcar a opção ocultar o endereço não é uma loja física
mostrar somente região passando por isso vai aparecer a área de cobertura nesse caso seja que marcar adicione a área que você tem se a gente marcar a primeira opção pelo correio ou por serviço de entrega a gente já pode passar para a próxima etapa a gente pode marcar a distância ao redor da localização da sua empresa então eu coloquei que essa empresa teste atende a 200 atende uma 200 quilômetros de raio a partir da no endereço que eu coloquei lá então a partir de passo fundo no rio grande do
sul ele vai pegar 200 quilômetros de raio ou eu também posso marcar áreas específicas nesse caso das áreas específicas você vai colocar uma cidade um estado e etecétera conforme a o atendimento da sua empresa na próxima tela você vai definir uma categoria da empresa e aqui é possível alterar ou adicionar mais incerteza depois como já diz ali mas é importante inicialmente cadastrar uma categoria dentro das categorias disponibilizadas pelo google ricardo cabral pedindo pra repetir o zero
oitocentos do google 0 800 709 4 664 opção preço estamos aqui na próxima tela a gente vai cadastrar então o telefone e aí esse telefone vai servir para fazer a validação da nossa ficha então ele pode ser um número fixo um número de celular e também é formação do site é feito a partir daqui adaptando essas informações o google vai finalizar e verificar a empresa então aí ele diz a lhe permitir novos clientes enquanto você tem escrito google usar fotos de postagem acompanhar os dados de análise da
empresa para entender os clientes responder comentários dos clientes no momento em que você der um concl uir ele já vai entrar no painel de gerenciamento do google meu negócio que é a tela que vocês estão visualizando agora aqui eu tenho numa primeira instância o menu principal então eu tenho ali essa dashboard inicial eu tenho a parte de postagens informações em sites comentários mensagens fotos tem a opção do criar o site do google e gerenciamento de usuários o segundo módulo é este modo de
criação rápida então a gente pode criar uma postagem e depois vai aparecer junto da nossa fi cha pode adicionar uma foto ou pode criar um anúncio então aqui o google também está fazendo o papel dele e vender outras soluções né que aqui nesse caso o google adsense então a partir da ficha no google no negócio a gente pode criar campanhas e anúncios neves também em diferente de sua empresa tem um site só tem uma loja virtual a gente vai criar aqui nesse caso anúncios específicos focados em exibir
a ficha da empresa no google no negócio então aqui a gente tem também há a parte de comentários recentes então aparece o o o total de avaliações o número de estrelas aí depois a gente tem o box de desempenho nem tão quanto as visualizações o a minha ficha teve nos últimos 28 dias quantas pesquisas foram feitas com as ações foram tomadas nem aparece na visualização de pesquisa o aumento dessa dessa procura então eu posso saber se as pessoas estão pesquisando mais ou menos pelo meu produto em
baixo do índice de desempenho aparece a última postagem então eu fiz hoje pela manhã é uma postagem até nível de exemplo para vocês a respeito do do eb na então se você pesquisar em la na ficha deve sair já vai aparecer web na inclusive com o botão para se inscrever e aqui embaixo vocês também vão ver aqui que a minha filha ela estava lhe dada então vai aparecer ele sua empresa está no google caso o google ainda não tenha verificado a ficha da empresa vai aparecer ali sua empresa ainda não está
no google clique aqui para verificar e aí você vai poder fazer essa verificação por telefone ou por cartão postal como eu comentei antes caso vocês preencham o endereço físico da empresa já no primeiro momento clicando aqui em visualizar na pesquisa eu vou ver essa tela que né então ele vai direcionar para o google fazendo a pesquisa lá por oficiais de inteligência digital quer como a agência está cadastrada no google no negócio vai aparece teus os links da busca orgânica da busca paga e no
espaço da fifa vai aparecer lá também que is so uma uma foto que ele tem cadastrado ali o mapa com a área de atuação da empresa e as demais informações inclusive a notícia que o cadastro hoje de manhã eu acabei de comentar com vocês a então ele aparece as informações bem completas voltando aqui pro painel de gerenciamento do google no negócio e indo para o módulo de postagens a gente tem aqui então como se fosse o a tarde on line do do próprio facebook então a gente pode escrever uma
postagem rápido ali e até 300 pa lavras e adicionar uma foto para também trazer mais relevância de busca dentro do da pesquisa do google então as eu não tenho um site não tem um blog acaba sendo uma excelente ferramenta para gerar algum conteúdo relevante para a minha marca e ranquear em s ou por alguns conteúdos não necessariamente só pelo nome da minha marca então fica essa dica também de usar esse espaço de postagens para gerar conteúdo relevante nas informações então você vai cadastrar que
as categorias da emp resa atende onu o título é o nome principal dela qual é a o ohio e de atendimento nec no nosso caso 280 quilômetros a partir de passo fundo qual é o horário de atendimento da empresa o telefone pra pretensões do local né no google ad e etc a partir de insights é minha parte favorita no google negócio porque ele permite gerar uma inteligência muito grande e que a gente pode usar de muitas outras formas por exemplo para gerar campanhas no google apps na então aqui eu sei quais
as princ ipais palavras que são utilizadas e que há por exemplo a minha ficha de acordo com essas pesquisas então eu sei que as pessoas estão pesquisando internet passo fundo está parecendo a ficha da inside pesquisando sobre marketing e pesquisa no marketing digital empresa de passo fundo agência digital etc então isso traz realmente uma série de informações úteis para saber quais as palavras chave que geram maior relevância para a ficha da empresa porque braço da empresa e depois isso pode ser
usado pra fazer algum outro tipo de campanha ainda dentro do insight a gente tem uma série de outras ferramentas por exemplo saber como que os clientes pesquisam a sua empresa então aqui eu tenho que 81% das pessoas que chegam até o site elas estão realmente pesquisando elas estão num nível de descoberta do nosso produto ou serviço então as pessoas estão lá procurando sobre marketing digital estão pesquisando sobre a agência digital em passo fundo e tetra e chegando até nós e os outros 15%
chegaram de forma direta então pesquisaram especificamente por agências sai de um projeto sai da agência digital e chegaram até a nossa ficha disso a gente tem também onde que os clientes vêem a sua empresa no google então ele dá um ranking aqui para dizer quantas pessoas virão a ficha da empresa na pesquisa do google e quantas viram no google mapas aqui eu fiz um relatório para um mês a gente tem também a possibilidade de exibir um relatório semanal o relatório trimestral com es ses dados nem eu
sei que a ficha na pesquisa do google ela é muito mais visualizada do que a do google mapas por exemplo até porque a gente também se enquadra nessa lista de empresas que não atendem local físico no local fixo então por isso que o número de pesquisas no google mapas é bem menor dando mais uma passada aqui nas perguntas com relevância das postagens feitas no google no negócio acho que já respondi que ele tem uma relevância assim a questão da busca link para enviar o cli ente para que ele avalie sim
é possível mandar o link do próprio cadastro né faz o digita o nome da sua empresa no google no negócio ano na pesquisa do google desculpa do google no negócio da empresa o resultado da empresa e do cadastro no google 850 publicidade não não ganha não ganhei esse bônus do google não antônio em algumas situações o google manda para algumas pessoas específicas geralmente quando tem algo associado ao gmail o outro faz o cadastro da empresa pode ser que em alg um tempo receba isso mas não é uma regra
está a conseguir depois vou deixar algumas perguntas para carol que fazer no final também vamos lá aqui a gente tem a visualização de fotos então o quanto a minha ficha exibir fotos em relação às empresas como a minha então ele faz essa comparação não saber se estou melhor ou pior do que os meus concorrentes do que empresas do mesmo segmento não deixei uma tela para trás aqui não aqui aparece também as ações dos clientes é bem interessante dent ro das pessoas que viram a minha ficha no google no
negócio quantas delas acessar o meu site quando solicitaram rotas quantas ligaram para a empresa isso a gente consegue saber também dentro de qual horário do dia as pessoas estão ligando pra empresa ou acessando o site então isso também ajuda a melhorar o atendimento ajuda a melhorar o índice de disponibilidade gera um índice bem legal aqui a gente tem o gerenciamento de comentários então não saindo agora da parte em sites a partir dos comentários então a gente tem três comentários dois
comentários e uma pá e três avaliações cinco estrelas então a gente sempre responde né agradece e e deixa a gente está à disposição sem fazer muita propaganda muito alarde da empresa aqui a gente tem o gerenciamento das fotos então a por padrão a gente cadastro uma foto de capa uma foto de perfil eo logotipo da empresa que geralmente é a mesma coisa tem a possibilidade de cadastrar mais fotos quanto mais fotos relevantes no seu negócio melhor e tem também a possibilidade de adicionar
vídeos então esses vídeos também ficam disponíveis na ficha do google no negócio outra funcionalidade que eu quero apresentar para vocês como uma ferramenta bem interessante é o mtur virtual do google né na décima morte do google no negócio vai aparecer essa opção pra praticar o ator virtual que é como se fosse o google street view só que dentro da sua empresa então o google ele tem alguns parceiros que são c redenciados para fazer esse tipo de trabalho você solicita que receber cotação da prata
flitton e algum profissional habilitado para fazer esse tipo de trabalho vai entrar em contato pra fazer um orçamento em visitar a empresa e saber quantas fotos seria necessário para que você pudesse eu possa aparecer bem google maps exibindo a sua empresa por dentro é bem interessante para restaurantes academias bares esse tipo de ambiente é bastante comum fazer esse tipo de ação inclusive para q uem quiser esse tipo de de solução eu posso passar alguns contatos depois a gente tem um parceiro
bem forte que é a cor 360 em porto alegre eles fazem um trabalho bem legal relacionado a turnê virtual do google mensalmente o google também encaminha uma um relatório não é com o desempenho do da sua ficha por e mail dizendo quantas pessoas encontraram empresa no google quanto pediram direções ou visitar o site neowin conectaram um a empresa da empresa e também a qual foi o o nível e de opinião dos clientes naquele período não é bem legal também já tem essa de ash board mensalmente pra pra
avaliar e tomar ações corretivas ou de de melhoria no google no negócio além disso é possível baixar epe e gerenciar tudo a partir do celular o que também é uma mão na roda né muitas vezes você pode tirar uma foto já pública direta pelo aplicativo então índico para todos a fazerem o download é diferente da da plataforma que utiliza anel no google player da apple store fazer essa o download da da apple e do google no negócio para poder fazer esse gerenciamento por lá fica bem mais prático antes
de ir para o que não fazer no google no negócio eu vou dar mais uma lida aqui nas nossas perguntas está só um instantinho qual a diferença do google busca orgânica para o google no negócio na prática a pergunta dólares a vale sa o google busca orgânica na verdade ele vai exibir todo e qualquer resultado orgânico da empresa então pode aparecer ser o endereço da h onda fan page no facebook pode aparecer o endereço da empresa no linkedin o teu site blog alguma empresa parceira etc o negócio é
específica do teu negócio então ele vai aparecer sempre na lateral direita da tela com as informações do seu negócio e ela é bem específica para quem está procurando informações ou direções até a sua empresa espero ter sido claro quando a empresa tem várias filiais como fazer o cadastro do google no negócio a lista também perguntou é possível a lista cadastrar mais do que uma ficha para a mesma empresa e agrupar todas elas então é um pouquinho mais avançado mas pelo próprio painel ele é bem
fácil de fazer e depois você pode criar um grupo de locais e colocar todos todos eles ali dentro se tiver um tempinho no final eu mostro como é que é isso fabiano raupp como eu consigo excluir um comentário ofensivo é essa pergunta eu vou responder pra ti fabiano com essa tela que do que não fazer então a gente tem o seguinte exemplo aqui a gente tem uma uma ficha que está com uma nota relativamente baixa 3,6 em função de dois comentários completamente distintos olha só o primeiro comentário
aqui dá marilei início daqui experiência péssima falta de informação cobrança indevida a falta de informação sobre o cancelamento se negando inclusive tornar o valor não foi utilizado não recomendo santos elegante quando se trata de mulheres ela foi até bastante poluída mas ela detonou empresa nem ela chegou naquele nível c e d que ela só de uma estrela que não tem como dar a 0 ela realmente estava bastante indignada com a empresa ea empresa não tomou nenhuma ação ela ignorou o cliente
que avaliou mal a gente não tem como deletar um comentário ofensivo o que a gente pode fazer denunciar dizer que aquele comentário ele não condiz com a realidade etc pode fazer uma força-tarefa pedindo pra outras pessoas a denunciarem também se for algo realmente ofensivos tiver palavras de baixo calão por alguém q ue realmente tem lau para denegrir a imagem da empresa a gente pode denunciar isso o google mas a gente não pode por conta própria dele tá né agora nesse caso quando um cliente tem uma
experiência ruim com a empresa o que ninguém está livre e bronze assim o que eu recomendo fortemente é que a empresa responda né acho que retrata e diga que vai melhorar que pede desculpas pela experiência talvez até o sugerindo que a pessoa volta no estabelecimento pra mudar a visão dela da empresa par a que ela tenha um novo atendimento e possa fazer um novo comentário aí sim com uma experiência real com uma experiência melhor né aqui a gente tem também um comentário do vôo mir que diz bons
carros bons preços e sem muita burocracia fácil a locação do veículo avaliação dele foi boa mas ele eu sou uma estrela então muito provavelmente ele não não soube como utilizar a ferramenta ou estava pré selecionado em uma estrela ele não alterou isso né então também é uma questão que é difí cil porque acaba rebaixado a nota da empresa mas não necessariamente um comentário ruim e o segundo caso é na questão das perguntas que também é possível que as pessoas façam perguntas para a empresa
pelo google no negócio e aqui a mesma empresa do caso anterior deixou dois clientes no wako então isso também é uma má prática é algo que a gente não recomenda que seja feito nessa você tá com a o cadastro no google no negócio feito botou a empresa para rodar ali é importante que tenha alguém monitorando essas perguntas e respondendo né principalmente considerando que essas perguntas elas vão para o e mail que está cadastrado no google no negócio então não tem desculpa ea eu não não avalia não
verifico minha ficha com tanta freqüência que está no cairo e meio então é imprescindível que ser respondido de forma rápida vamos mais uma do fabiano quais os tamanhos e formatos exatos de foto perfil ou etapa fabiano isso no próprio na própria plataforma do meu negó cio é possível verificar os tamanhos recomendados clássico se eu volto nesse tópico aqui pode responder depois para quem tem agência necessário fazer uma conta do google no negócio para cada cliente existe a possibilidade de
fazer uma conta mestre inserir os negócios dos clientes ou só é possível uma conta por negócio muito boa pergunta do adailson santos ligado ao som é possível sim ter uma conta única e cadastrar todas as fichas de clientes dentro dessa conta é como a gente gerencia website por exemplo a agência tem a sua própria conta cria as fichas de clientes dentro dessa conta e da permissão de administrador para cada cliente dentro de de cada ficha fica bem mais fácil para gerenciar que não tem que ficar
jogando em múltiplas contas ver com relevância na busca por ocultar o endereço não tendo o cliente final na fábrica pergunta do vinicius iotti bem boa pergunta vinícius a eu vou te responder que sim tu perde um pouco da relevância da busca mas a se colocar pelo menos a cidade na qual a tua empresa tatá inserida é essa essa perda de relevância ela não vai ser muito sentida porque o google vai entender que isso atende um raio neto definir qual é o raio de atuação da empresa então ele vai entender
por exemplo vamos ver que o preço do porto alegre se não colocar o endereço mas enquanto empresa de porto alegre tem um raio de até 100 quilômetros então se as pessoas procurarem pelo teu serviço nem que seja de entes dentista em po rto alegre vai ter atores da relevância por tá colocando a à cidade que atende resultados de pessoas que encontra sua empresa foi só a partir do google no negócio é também de anúncio pago perguntou a jéssica é só do google no negócio jessica a gente faz questão aqui
na agência de não investir ano no google ad para poder ter esses resultados do google meu negócio de forma bastante clara e transparente para apresentar para vocês já que é um dos pontos fortes da nossa empresa tem como alterar e meio de respostas tem sim o e mail principal da conta joão a é importante que todos saibam qual é o e mail que está cadastrado lá na ficha do google no negócio aí entrando lá tu pode alterar esse meio padrão e adailson respondendo de novo sobre aquela questão da agência
nesse caso é um tipo de conta diferente não é o mesmo tipo de conta não só vai fazer um agrupamento vai entrar na sua conta do google no negócio e vai adicionar locais no momento que adicionar locais ele vai fazendo esse e vai ampliando os locais depois eu vou abrir ea física da da agência pra você poder ter uma idéia adianta que está no finalzinho pessoal e aí a gente fica só com as perguntas finais então assim nessa questão do google no negócio para concluir a gente disse que o feito o melhor
que perfeito né mas o bem feito é ainda melhor então sempre que vocês fizerem alguma coisa relacionada a algum negócio busquem fazer isso de uma forma pensada de uma forma bem segmentada para que isso gere resultados pra vocês vamos pensar em fotos do negócio não precisa ser uma foto profissional mas uma foto que mostra bem o ambiente que não apareça nada fora de contexto vamos dizer assim né que apareçam as pessoas que fazem parte do negócio ser bem legal para gerar o engajamento para para que
as pessoas se consigam visualizar e em fazer parte se sente parte daquele negócio é interessante se vocês quiserem aprender mais sobre o google sobre o marketing digital e também sobre o google meu negócio eu indico fortemente que vocês baixem o google primer que é um aplicativo para celular oficial do google que traz lições de cinco minutos lições práticas e bem bacana sobre os mais variados segmentos de marketing digital então aqui nesse destaque que o clipe tem a lei cria um site amplie
seus negócios ele fala sobre em redes sociais fala sobre o negócio do google maps de uma série realmente uma série de módulos para fazerem pequenos módulos que que facilita m bastante e pode pegar lhe 15 minutos diários que faz de dois a três módulos ano gol pra mim pra baixar e o primeiro ponto com é um endereço do aplicativo e aí sim a frase a fazer frase final mesmo que eu gosto bastante vale tanto para o google no negócio quanto para qualquer coisa que vocês fizerem tanto a nível de
marketing digital quanto do negócio de vocês que decidiram que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer então eu digo pra vocês de uma forma bem ve emente assim empenho em um tempo para o google no negócio porque é uma ferramenta que tá rindo bastante forte a gente ainda não tá vendo os grandes gurus do marketing falar delas dessa ferramenta mas com certeza em breve eles vão voltar os olhos para isso e vocês vão lembrar do que do que foi dito aqui eu agradeço por cada um que tirou um
tempinho pra ouvir falar e pra ver essa apresentação eu espero que tenha feito sentido pra vocês que que vocês tenham aprendido alguma coisa a respe ito do google no negócio tem uns minutinhos ainda pra perguntas eu acho nem carol isso temos sim primeiro obrigada outro por se disponibilizar para apresentar em algum negócio de verdade pra gente acredito que muita gente como nós até eu mesmo aqui na dinamize conhecia tinha por padrão teu golo meu negócio mas não sabia de todas as nacionalidades que
ele pode implementar e dentro do globo negócio certamente depois dessa apresentação é que a gente vai começar a fazer a lição de casa qu e de revê todas as nossas páginas ag e ver tudo o que dá para fazer é o pessoal a gente lançou no instagram também uma enquete umas perguntinhas ag é tem algumas perguntas que é tem como colocar uma data de expiração para a postagem do google no negócio ele mostrou que é uma publicação anuncia hoje eo link para cadastro quando você faz a publicação ele pode ter
uma data de expiração ou não tem que controlar e alterar um patrão por padrão carol essa é essa notícia ela fica por sete di as disponível a partir da data de publicação da notícia ela vai ficar sete dias disponível e depois ela sai fora até que você cadastre uma nova notícia até por essa questão de tentar manter um fluxo de informação é o próprio google entende que o conteúdo que você publica ele vai perdendo relevância então a partir do do sétimo dia essa informação já não vai estar
disponível danaf perfeito perfeito ama outra pergunta você já até mencionou sobre isso sobre a relevância para o proesci ou do site tem um gol meu negócio você sabe alguma algum dado algo assim que o google tenha disponibilizado é do tipo de relevância dele tem um negócio configurado ativo ali até às às avaliações até as respostas de agressões isso conta ou é mais realmente realmente pra mim da marca mesmo assim a nível de certos nevos ele e qualidade da informação para gerar relevância ds ou eu
realmente não sei quantificar pra te carol mas é importante qual até pelo contexto de gerar mais um canal de contato que está atrelado à busca orgânica né com certeza nesse sentido o google dá sim uma relevância alta apesar de a gente não conseguir quantificar isso em porcentagem por exemplo sim é uma outra forma talvez de mensurar isso não é de até levando em conta a pergunta do carlos ali como que a gente monetize serviço já que ele é gratuito é como é que vai vender os benefícios para os
clientes é até esse tipo de de ação além de você ver quantas pessoas ali chegaram nesse post que você fez ali chegou até webinar você coloca é o pagamento além da analític você vai conseguir saber é quantos chegaram do google meu negócio até a tua página não sei se você algumas outras dicas pra mensurar isso é bem legal e se esse comentário do do carlos porque a gente enquanto a agência ansa a gente sempre teve uma dificuldade muito grande de monetizar em relação ao google meu negócio então a
gente sempre usou isso meio que como uma moeda de troca sabe carol e pessoal para quem mais essa informação for relevante então por exemplo a gente desenvolve um site para uma determinada empresa a gente já coloca dentro do escopo do projeto a criação da ficha no google no negócio porque a gente sabe que aquilo vai gerar uma relevância projeto web que a gente está desenvolvendo e para a presença digital da empresa então muitas vezes há o cliente fica até mais surpreso com os resultados que ele
tem vindo do google no negócio do que do site que é desenvolvido então é até um pouco curioso essa situação de uma ferramenta gratuita muitas vezes gerar um resultado tão relevante e até maior do que o canal principal da empresa mas é como a gente tem abordado e agora a gente está usando também o google meu negócio como uma forma de elevar de espalhar a palavra como eu ia dizendo do marketing digital porque é algo que poucas pessoas estão falando é e poucas profissionais poucas empresas têm a
real noção do quanto é importante enquanto estratégi a de marketing digital e canal de alma com certeza com certeza há ali tem ela tem mais é uma última pergunta que o pessoal das redes sociais fez é com relação aos produtos virtuais que você colocou ali é que aparece um todo 360 ali pela é na página do negócio é se essas fotos do turu liberto ao a pessoa mesmo pode colocar ou é só esses profissionais que você mencionou os profissionais ali cadastradas onde ó tom só os profissionais licenciados
do google esse é o único tipo de conteúd o que não é possível o próprio proprietário da da empresa cadastrar tem que ser uma empresa especializada eles têm um canal próprio pra pra fazer essa vinculação né porque porque não é só atrelado a ficha do google no negócio assim ao google mapas né claro pra poder publicar essa informação no google mapas precisa ser uma empresa certificada do google para esse tipo de tecnologia perfeito ea última pergunta sobre o mtur é sobre essas fotos ali 360 é se
você tem uma média de valore s ou é realmente algo que varia de acordo com o tamanho da empresa com a demanda do cliente assim o valor que o que eu tenho já faz um tempo que eu não converso com o pessoal da color 360 que são nossos parceiros nessa solução eu lembro que eles tinham um custo por foto em torno de 120 e 150 reais é um preço bem acessível e claro que vai ter um pacote mínimo disse né vai precisar fazer pelo menos cinco fotos então vai te dar lhe um custo em torno de 750 reais e claro
todo custo de de slocamento a essa empresa deles é de porto alegre mas eu tenho certeza que outras cidades têm empresas também habilitadas pra fazer de trabalho que vai dar um custo menor para a empresa e eles fazem trabalhos em todo o brasil mas a aced deles é porto alegre tem um desempenho mais forte que no brasil maravilha então é vamos então nesse rali com mais tem duas últimas perguntas ali é o mandou guilherme o meu negócio junto com o google plus eles ajudam no engajamento exibição
e ta mbém ajudam a fisgar novos acessos para sites com conteúdos gerados ajude a sair da nenhuma a perfeita então essa é uma que a gente falou ele que o que o do passou exatamente isso né uma das das coisas que realmente traz a relevância né até hoje a gente mesmo como usuário do do buscador vai buscar um restaurante na cidade de quetta a primeira coisa que olha ali é o primeiro que aparece nas avaliações aí já dá uma olhadinha ali nas dos principais comentários mais recentes a ver se se é
importante um restaurante um hotel porque a gente confia no google justamente porque ele é o maior buscador então acho que uma simples às mais importantes ali dts e se esse gol meu negócio bem configurado e tendo respostas netão avaliações ele está respondendo a gente sabe que é uma empresa que é confiável que está engajada e tentativa então não vai chegar lá ela já não existe mais essas coisas que acabam acontecendo hoje existem tanto tantas empresas e serviços e avaliações né mas é não existe
nenhum que seja mais fácil do que digitar o nome da empresa no google e ver os resultados então por isso que acaba sendo tão tão relevante e e tão importante que essa ferramenta bem configurado com certeza com certeza te avaliações recentes e comentários recentes é algo que mostra que o negócio está ativo e que é algo sério está conectado então acho que é importante isso esse tipo de avaliação e outra coisa é essa de tudo responder ali diretamente a pessoa que comentou mesmo que seja algo é
somente agradecendo mesmo né não não algo ou vendendo oferecendo o mesmo que foi a avaliação positiva é algo que a gente não fazia porque realmente não sabia que era uma prática é mas certamente hoje e depois se lembram eu vou vou ver as respostas vão agradecer todo mundo porque vai ser uma uma coisa que eu vou colocar aqui no na minha lista de detalhes efa do dia é bacana gera empatia é carol então a gente enquanto empresa e quem pensar também que a pessoa do out ro lado também quer ser
respondida né mesmo que ela esteja só agradecendo dar um feedback positivo que a empresa vai lá e se posicione com certeza com certeza bom vamos encerrar o outro ele está deixando os dados de contato dele é amanhã a gente vai mandar isso é agravado para vocês né então o dunga está compartilhando na tela ou roubar a agência o site upi.com eles são canais a dinamize conosco há um tempo já é então caso alguém tem alguma dúvida pode direcionar pra gente ou também tiver alguma dúvida sobre o google
no negócio algum serviço ali é da agência o site pode passar diretamente a ele pra o pessoal do site se vocês ficaram com alguma dúvida depois do fmi também pode encaminhar para a gente a gente vai estar respondendo ali vocês também e amanhã a gente disponibiliza esse material está certa pessoal agradeço a todos agradeço ao outro pela disponibilidade obrigada ou da apresentação estava incrível acredito que esclarecer muita coisa pra todo mu ndo e espero então que a gente possa fazer outros
websites como esse bacana para sempre à disposição que agradeço pela oportunidade e agradeço a todos que ficaram até o final aí e espero ter empregado algum algo de valor pra vocês que é o intuito que a gente tem em levar essa solução do google no negócio para o maior número de profissionais e empresas possível obrigada obrigada pessoal ótima tarde pra vocês obrigado a todos que participaram valeu Português (gerada automaticamen
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